Está com dificuldade para precificar honorários advocatícios, Doutor? Podemos te ajudar!
O que torna o cálculo tão difícil?
Uma das dificuldades encontradas ao precificar os honorários advocatícios se deve a mistura das contas pessoais do advogado com as despesas do escritório e a falta de controle financeiro. Sem controle financeiro e misturando as contas pessoais com as contas do escritório torna-se impossível o levantamento das despesas do escritório e esse valor deve necessariamente fazer parte da formação de preço do seu serviço.
Outro ponto que dificulta a precificação de serviços no geral, não só por parte dos Advogados é não definir um escopo para cada perfil de cliente, pois cada situação fará necessário um esforço e dedicação diferente por parte do profissional.
Devo utilizar a planilha da OAB do meu estado como parâmetro?
A tabela tem como objetivo indicar um percentual para o valor que você pode atribuir ao serviço e informa um valor mínimo para a prestação de determinado serviço levando em conta a sua dificuldade e despesas relacionadas.
A recomendação é que a tabela seja utilizada como parâmetro para preço mínimo, mas que com o tempo o profissional possa precificar seu serviço conforme sua qualificação, equipe destinada a determinado serviço e despesas fixas e variáveis.
Ao contratar uma contabilidade que mantenha seus relatórios em dia, você Doutor terá todo o apoio necessário para facilitar a precificação dos seus serviços e poderá focar mais na tomada de decisões e menos no controle financeiro do seu escritório de Advocacia.
Conteúdo original por Carlos Muriel