Muitos empresários ainda não conseguem realizar ações com a capacidade de avaliar a satisfação de seus clientes. Porém, esse comportamento vem apresentando cada vez mais resultados positivos na gestão de grandes e pequenas empresas. A primeira atitude a ser tomada é analisar as possibilidades de implantação no escopo de trabalho, a fim de ter a avaliação da satisfação dos clientes não como um desafio, mas sim como uma ferramenta de impulsionamento.
Tempo! Fator importante que não pode ser perdido. Entenda o poder dessa ferramenta.
Não há duvidas que para medir a satisfação e aprimorar os serviços prestados a forma mais efetiva é o feedback. Uma ótima alternativa de visualizar os pontos fortes e fracos do seu negócio pelo ponto de vista de quem realmente importa: o cliente. Essa prática aponta questões que muitas vezes passam despercebidas durante a correria do dia a dia ou então que não são mostradas pelos indicadores que demonstram o crescimento do negócio.
Portanto temos como necessário dedicar uma atenção especial às expectativas dos clientes no que tange os serviços ou produtos oferecidos. Isso pode ser feito de diversas formas. A solicitação de feedbacks constantes, por exemplo, é um caminho para obter essas informações, sendo que não é necessário se limitar ao serviço oferecido. Também pode ser feito a respeito do tempo hábil para responder o cliente, formalidade e pessoalidade ao tratar com cada tipo de cliente e até mesmo tempo para resolução de problemas atípicos.
A avaliação de satisfação pode abrir um leque de oportunidades para promover algumas estratégias que ajudam a posicionar sua marca. Por exemplo:
- Motivar os clientes a compartilharem os pontos positivos de contratar seus serviços através de redes sociais como o Instagram e Linkedin, envolvendo algum tipo de desconto ou brinde.
- Facilitar a comunicação a fim de permitir que o cliente possa deixar críticas negativas e não as faça através das redes sociais de forma pública. Ao solicitar ao cliente uma avaliação, o empreendedor da a oportunidade dele expressar os pontos negativos de forma direta. Isso evita que um pequeno contratempo ganhe uma dimensão muito maior.
PONTO IMPORTANTE! É certo que o custo de manter um cliente satisfeito é muito menor que o custo para prospectar novos clientes.
A boa atuação de uma empresa no mercado pode ser medida através de feedbacks. Como mencionamos anteriormente, o feedback é capaz de avaliar a satisfação dos clientes e facilitar o planejamento da empresa para o futuro. Porém, para alcançar bons resultados é necessário também atenção a outros aspectos. No caso dos escritórios de contabilidade o preço justo e cumprimento de prazos já não são levados em conta por ser algo essencial desse serviço. O diferencial seria um serviço feito de forma automatizada que permite o contador trabalhar mais como consultor e menos como técnico.
Conteúdo original por Carlos Muriel