Para que advogado entenda com clareza o que se passa com o seu negócio jurídico, é necessário conhecer a diferença entre Rentabilidade e Lucratividade.
Entenda as diferenças e elimine de uma vez as suas dúvidas.
Inicialmente para entendermos a Lucratividade, necessário se faz entender o conceito de Lucro – Receita menos as deduções (tributos, cancelamentos de serviços, abatimentos), despesas e custos, sem esquecer dos tributos incidentes sobre o lucro (em caso do escritório ser optante pelo regime tributário Lucro Real). A Lucratividade é dada em percentual e indica o ganho obtido pelas prestações de serviços. Para calculá-la, basta dividir o lucro pelo total dos serviços prestado e multiplicar por 100:
LUCRATIVIDADE = (LUCRO LÍQUIDO / RECEITA BRUTA) x 100
Em suma, a lucratividade nos responde se o negócio está justificando ou não a operação, ou seja, se as prestações de serviços são suficientes para pagar os custos e despesas e ainda gerar lucro.
Já a Rentabilidade indica o percentual de retorno do investimento realizado no escritório. Ou seja, é uma variável que mostra ao investidor a velocidade de retorno do capital investido.
RENTABILIDADE = (LUCRO LÍQUIDO / INVESTIMENTO TOTAL) x 100
Enquanto a lucratividade demonstra os ganhos imediatos do negócio em um período específico (um mês, um semestre, um ano, etc.), a rentabilidade nos dá qual é o retorno sobre o investimento que foi feito no escritório em longo prazo.
Ressaltamos que o ganho de capital é fundamental para negócio jurídico. A análise da lucratividade e da rentabilidade são de suma importância nesse processo. Quando se tem o controle desses valores, o escritório pode planejar o seu crescimento com maior convicção e assertividade.
E no seu escritório, como andam esses dois indicadores e o que você tem feito para otimizá-los? Compartilhe suas experiências nos comentários!
Conteúdo original por Samori Ferreira