Para sua organização ter melhor desenvolvimento, ela precisa de um processo administrativo onde irá ter objetivo e acompanhamento da sua continuidade para alcançar o sucesso, o processo inclui as funções de planejamento, organização, direção e controle, essas funções surgiram da teoria neoclássica na visão de Peter Drucker.
Conforme Teixeira (1987) “normalmente o nome função é adotado para relacionar a atuação do administrador ao seu contexto de trabalho, ou seja, mostra os resultados do trabalho administrativo para a sua unidade organizacional”.
O planejamento deve sempre estar focado no objetivo máximo da organização para traçar metas para atingi-los a fim de melhorar os resultados e sempre diminuir as dificuldades, ele precisa ser flexível, é a tomada de decisão sobre o futuro que o empreendedor almeja.
O planejamento se subdivide em três tipos de filosofia, o planejamento conservador, otimizante e adaptativo:
Conforme Xavier (2019) O planejamento conservador é voltado para a estabilidade da entidade e manutenção da situação atual, onde se obtém a continuidade do comportamento atual em um ambiente previsível e estável. O planejamento otimizante é voltado para adaptabilidade e inovação. E, por fim, o planejamento adaptativo é voltado para as necessidades de adaptação da entidade com base em possíveis dificuldades encontradas.
No planejamento é realizado com base na análise do resultado que o empreendedor deseja para sua organização e as funções necessárias para chegar nesses resultados, ele é a tomada de decisão para enfrentar problemas futuros mostrando sua flexibilidade e potencialidade para desenvolver o seu sucesso.
A organização se trata de estruturar os recursos para executar o planejamento, ou seja, é a organização das disponibilidades para que o planejamento possa ocorrer.
A direção é relacionada com a condução do trabalho e o controle e análise dos resultados obtidos para conseguir atingir os objetivos da organização que foi planejado na primeira etapa.
E a ultima base do ciclo é o controle onde mantém o funcionamento do sistema, verifica se algo não esta conforme o planejando e busca procedimentos para corrigir a situação e voltar para o dito no planejamento.
Essas funções formam um ciclo contínuo onde sempre estão interligadas, ou seja, não tem um fim, pois sempre um estará sendo continuidade do outro, e funcionando corretamente, irá auxiliar no sucesso do seu negócio.
Conteúdo original por Manoela Vieira