De um modo geral Confundir faturamento com lucratividade é um equívoco bastante comum não apenas entre advogados. Empreendedores das mais variadas áreas costumam tratar as duas coisas como uma só. Porém, na prática, faturamento e lucratividade são conceitos bastante distintos.
Para entender a diferença entre lucro e faturamento, é importante saber diferenciar os dois fatores.
Índice
Crescer é bom mas
crescer com lucratividade é bom demais!
Algumas dicas salutares para alcançar esse objetivo:
1. Rever o plano de negócios;2. Conhecer os processos do escritório;3. Calcular os custos fixos;4. Conferir e acompanhar as "contas a receber";5. Entender o perfil do cliente;6. Aproximar-se do cliente - Ele é o principal arquiteto do Lucro;7. Saber formar preço;8. Mudar a cultura do escritório, e manter a equipe engajada no propósito;9. Recrutar talentos;10. Diminuir os custos, sem perder a qualidade do serviço prestado;11. Obter um processo logístico eficiente;12. Cuidar das finanças do escritório;13. Contar com um sistema de gestão para advogados.
Não conseguir a lucratividade esperada pode ser muito frustrante. No entanto, após observar todas essas dicas ficará mais fácil encontrar uma estratégia de como obter mais lucro. Estabeleça metas para incluir essas sugestões na rotina do seu escritório e veja os seus resultados melhorarem rapidamente!
A lição que podemos tirar disso tudo é que entender qual é a diferença entre lucro e faturamento é fundamental para o seu negócio dar certo.